segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CONHECIMENTO BÁSICO DO CORPO HUMANO




O objetivo deste capítulo é mostrar o essencial no que diz respeito ao corpo humano.
Certamente não iremos falar sobre Células ou moléculas. Mais sim mostrar a forma de divisão do corpo, localização e o nome de órgãos, ossos e vasos sanguíneos. Com este tipo de conhecimento certamente você terá melhores condições de ajudar outra pessoa, e na hora de passar as informações para o médico, estas serão mais corretas e objetivas, falando não só da localização e do tipo de lesão como também relatando os dados com maior exatidão para um atendimento mais eficiente.



ANATOMIA


É o ramo da ciência destinada ao estudo do corpo humano e a relação entre os seus órgãos.



DIVISÃO DO CORPO HUMANO


O corpo humano é dividido em três partes distintas, Cabeça, Tronco e Membros.

Temos ainda o maior órgão do corpo humano que reveste as três partes citadas que é o


SISTEMA TEGUMENTAR

(Pele e Anexos)


É um órgão que reveste toda a superfície corporal juntamente com os seus anexos (Pele, Pêlos e Unhas que são uma ramificação da Epiderme) é o maior órgão do corpo humano.
A pele é dividida em três partes, Epiderme, Derme e Tela Subcutânea. Aloja em seu interior os capilares, Glândulas Sudoríparas, Folículos Pilosos, Glândulas Sebáceas e os Terminais Nervosos.
É o maior e mais pesado órgão do corpo humano, com aproximadamente três (3) Kg, consome em média um terço da circulação sanguínea do ser humano. É um órgão com grande poder de regeneração.
Este órgão em conjunto com os seus anexos tem uma função primordial, que é revestir e proteger todo o corpo humano, formando uma barreira altamente eficaz, evitando possíveis invasões de microorganismos, impedindo perdas calóricas controlando com imensa precisão a temperatura corporal independente das variações climáticas. Controla a perda de água e a possível entrada da mesma, filtrando também grande parte dos Raios ultravioleta.
O sistema Tegumentar é considerado o maior receptor sensorial de todo o corpo, atuando de forma única capta o toque, dor, calor, frio e a pressão.   

CABEÇA

A cabeça é dividida em duas partes.


  • Crânio (caixa craniana) – É a parte superior da cabeça que contêm em seu interior o encéfalo (cérebro).


  • Face (rosto) – É o local que abriga grande parte dos órgãos dos sentidos como visão, audição, olfato e paladar. Contém ainda as extremidades iniciais do aparelho respiratório e do aparelho digestório, o nariz e a boca, respectivamente.  


                      



TRONCO

O tronco é dividido em quatro partes.

   

  • Pescoço – Tem como suporte alguns músculos e parte da coluna. Abriga em seu interior veias e artérias de grande importância para a irrigação do cérebro, juntamente com a face, abriga as vias aéreas superiores e parte inicial do aparelho digestório.


  • Tórax – (Peito) – É formado por uma grande estrutura óssea e muscular, abriga em seu interior as vias aéreas inferiores, esôfago, coração, pulmões e os grandes vasos, artérias e veias que irrigam todo o corpo e estão ligados ao coração e pulmões alem de grande parte da coluna (C. Dorsal).


  • Abdômen (barriga e quadril) – É separado do tórax pelo diafragma e contém em seu interior os grandes vasos e órgãos do aparelho digestório. Na parte posterior temos músculos, parte da coluna (C. Lombar) e os ossos da pelve, na parte anterior encontra-se uma forte camada muscular e em seu interior podemos encontrar o Estômago, Rins, Fígado e o início do Intestino.


  • Pelve - (bacia) – Liga o abdômen aos membros inferiores e é formado pelo osso Ilíaco e a parte final da coluna, contém em seu interior parte do aparelho digestório (Intestino), urinário e o órgão reprodutor masculino ou feminino.





MEMBROS

O corpo humano possui dois pares de membros.


  • Membros superiores – São formados pelo ombro ou cintura escapular, braço, antebraço e mão.

  • Membros inferiores – São formados pelo quadril ou cintura pélvica, coxa, perna e pé.

                                            


SISTEMA NERVOSO


O sistema nervoso é distribuído por todos os tecidos e órgão do corpo humano, pois ele é responsável pela captação de todos os estímulos, sendo também a base fundamental de todas as atividades comportamentais do ser humano, ele é dividido em duas partes.


  • Sistema nervoso central – Composto pelo encéfalo, que se localiza dentro da caixa craniana, e a medula espinhal, que fica dentro da coluna vertebral (medula = cordão de nervos).


  • Sistema nervoso periférico – Composto por 31 pares de nervos raquidianos que saem da medula espinhal e de 12 pares de nervos cranianos.

Obs. – Raquidianos (medula espinhal)
         - Cranianos (crânio)            



APARELHO RESPIRATÓRIO

                                      O aparelho ou sistema respiratório é composto por:


  • Vias aéreas superiores – Formada pelo nariz, boca, faringe e laringe.


  • Vias aéreas inferiores – Formada pela traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.


          Obs. Vias aéreas são os canais de entrada e saída de ar. 




SISTEMA CIRCULATÓRIO

















O sistema circulatório e composto por:

  • Coração – A sua função é bombear o sangue que se encontra em seu interior. O sangue oxigenado vindo dos Pulmões é bombeado para todo o corpo e o sangue venoso vindo de todo o corpo é bombeado para os pulmões.


  • Artérias – São os vasos que têm como função levar para todo o corpo, sangue rico em oxigênio e vitaminas (cor vermelho vivo).


  • Veias – São os vasos que têm como função levar o sangue rico em gás carbônico (cor escura) para o coração, onde será encaminhado para os pulmões, efetuando a troca gasosa.

  • Capilares – Tem como função repassar para as células o oxigênio e os nutrientes, além de receber os detritos e o gás carbônico.       



TIPOS DE CIRCULAÇÃO


  • Grande Circulação – Tem a função de levar, do coração, o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as regiões do corpo através das artérias e trazer de volta para o coração o sangue rico em gás carbônico, através das veias.


  • Pequena Circulação – Leva do coração para os pulmões o sangue rico em gás carbônico, onde irá efetuar-se a troca gasosa. E leva dos pulmões para o coração o sangue rico em oxigênio, que será distribuído para todo o corpo pela grande circulação.  



TIPOS DE SANGUE

  • Sangue Venoso – É encontrado nas veias e é um sangue de cor escura e grosso, em uma hemorragia ele sai de forma lenta e continua e tem facilidade em se coagular por ser um sangue grosso.


  • Sangue Arterial – É encontrado nas artérias, é um sangue vermelho vivo, em uma hemorragia ele sai em forma de jato (esguicho). De acordo com os batimentos do coração por ser um sangue limpo a sua coagulação e mais difícil.    



APARELHO DIGESTÓRIO


É formado por um conjunto de órgãos que tem como função a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes neles contidos.

A digestão é efetuada em dois processos: Mecânico e Químico.



  • Processo Mecânico – É composto pela mastigação, deglutição (engolir) e a peristalse (ondas propulsivas que ocorrem em todos os níveis do tubo digestório, desde o esôfago até o intestino reto).


  • Processo Químico – São vários os tipos, e são realizados inicialmente pela saliva, pelo ácido gástrico e por inúmeras enzimas que são produzidas pela mucosa do estômago, intestino delgado e as glândulas acessórias.  

  

COMPOSIÇÃO DO APARELHO DIGESTÓRIO


  • Boca – Responsável pela quebra inicial dos alimentos e a mistura formando o bolo alimentar, como primeiro componente químico temos a saliva. - (face) 


  • Faringe – Participa do processo de deglutição. – (pescoço)


  • Esôfago – Tubo responsável pela condução do bolo alimentar até o estômago. (tórax)


  • Estômago – Contém paredes musculares, elásticas e potentes; promove a homogeneização do bolo alimentar com outros ácidos. – (Abdômen)


  • Intestino Delgado – O duodeno é a sua primeira parte e recebe o bolo alimentar do estômago; jejuno e íleo além de participarem da digestão química são os maiores responsáveis pela absorção dos nutrientes e água contidos nos alimentos. – (abdômen e quadril)


  • Intestino Grosso – Além da absorção de nutrientes é o maior responsável pelo armazenamento e expulsão dos resíduos da digestão. Ceco, Colo Ascendente, Colo Transverso, Colo Descendente, Colo Sigmóide e o Reto que é a sua parte final - (abdômen e quadril).

  • Ânus – Parte final do aparelho digestório, local de expulsão de todos os resíduos. (quadril)
Obs. O Apêndice Cecal se origina do ceco e não tem uma função definida.  


  • Fígado – Localizado no lado direito do abdômen, possui inúmeras funções, é um órgão volumoso e macio. – (abdômen)


    Obs. Todo o sangue venoso, oriundo dos órgãos digestórios intra-abdominais, antes de ir para a veia cava, passa por ele (Fígado), para ser filtrado.


  • Vesícula Biliar – Localizada abaixo do fígado tem como função armazenar a bile. (abdômen)


  • Pâncreas – Responsável pela produção de várias enzimas digestivas que formam o suco pancreático. (abdômen)


     Obs. É também a glândula endócrina responsável pelos hormônios reguladores da taxa de açúcar no sangue (insulina e glucagon).


  • Baço – Embora não faça parte do aparelho digestório, está anatomicamente ligado a ele. (abdômen)




APARELHO URINÁRIO



É composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Tem como função principal a filtragem de todo o sangue do organismo. Após todo este processo, os resíduos são eliminados pela uretra através da urina.



APARELHO REPRODUTOR MASCULINO


  • Testículos – São responsáveis pela produção dos espermatozoides e hormônios masculinos.


  • Vias Espermáticas – Epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra.


  • Glândulas Acessórias – São as vesículas seminais, próstata, glândulas, bulbo, uretra e as glândulas uretrais. (função) Produzem o líquido seminal que ao se juntar aos espermatozoides produzem o esperma.


  • Pênis – É o órgão copulador.   











APARELHO REPRODUTOR FEMININO






  • Ovários – Produzem e armazenam as células reprodutoras femininas, além dos hormônios sexuais femininos.

  • Tubas Uterinas – Órgão tubular onde ocorre a fecundação dos óvulos e o seu lançamento para o útero.


  • Útero – Órgão oco, muscular (elástico), com o tamanho e forma de uma pêra, localiza-se na pelve. A parede do útero é o local onde se aloja o óvulo já fecundado.

  • Vagina – Órgão copulador feminino – recebe o esperma.


  • Vulva – Órgão genital externo feminino – recobre a abertura vaginal.



Obs. Tanto o aparelho reprodutor masculino quanto o feminino estão localizados no quadril.    




OS OSSOS E SUAS FUNÇÕES

O corpo humano e constituído por 206 ossos que têm como função básica a sustentação, postura dando a forma do corpo, proteção de diversos órgãos além de ter em seu interior a camada medular responsável pela produção das hemácias, plaquetas e alguns leucócitos que irão dar origem ao sangue humano.


ESQUELETO




O esqueleto se divide em duas partes:

  • AXIAL – Cabeça e tronco.
  • APENDICULAR – Membros e cinturas de ligação.



As cinturas (articulações) são ligadas ao tronco:

v   Cintura Escapular = Ombro.

v   Cintura Pélvica = Quadril




              AXIAL                                                                   APENDICULAR

                                   



OSSOS DA CABEÇA


  • Crânio – Frontal, Parietais, Temporal, Esfenóide e Occipital (formam a caixa craniana).

  • Face – Lacrimal, Zigomáticos, Nasais, Vômer, Palatino, Maxilar e Mandíbula (único osso móvel da face).   




OSSOS DO TRONCO

(Tórax, Abdômen e Cintura Pélvica)



COLUNA VERTEBRAL


Ø  Coluna vertebral – Formada por 33 ossos que se dividem em 5 (cinco) regiões.


Ø  A primeira região e chamada de Cervical, contem Sete (7) vértebras, que são identificadas pela letra C = a Cervical e o numero correspondente; a primeira – C.1 é chamada de Atlas a segunda – C.2 é chamada de Axis, em seguida temos a C.3, C.4, C.5, C.6 e C7.


Ø  A segunda região é chamada de Torácica ou dorsal,= (T = Torácica) contém doze (12) vértebras; T.1, T.2, T.3 T.4, T.5, T.6, T.7, T.8, T.9, T.10, T.11 e T.12.
Ø  A terceira região chamada de Lombar, (L = Lombar) contém cinco (5) vértebras; L.1, L.2, L.3, L.4 e L.5.


Ø   A quarta região chamada de Sacral, contém cinco (5) vértebras unidas.


Ø  A quinta região Coccígena ou (coccígea), contém quatro (4) vértebras unidas.



Obs. região Sacral e a Coccígena ou (coccígea) têm todas as suas vértebras fundidas (unidas) entre si. 





TÓRAX


  • Caixa Torácica – É composta por doze (12) pares de costelas ligadas pela parte posterior a coluna, e somente dez (10) destas são ligadas a parte anterior, o osso externo.


Divisão

- Os sete (7) primeiros pares de costelas são chamados de verdadeiras, pois, são ligadas diretamente ao osso externo através de uma cartilagem que auxilia no lacre desta caixa.

- Do oitavo (8°) ao décimo (10°) par de costelas, são chamadas de falsas, pois são ligadas apenas as cartilagens que ligam as costelas verdadeiras ao osso externo.

- Os dois (2) últimos pares são chamados de flutuantes, pois são ligadas apenas a coluna.

                                                                    



OSSOS DOS MEMBROS

  • Membros superiores – Formados pelos ombros, braços, antebraços e mãos. A região do ombro é formada pela clavícula, escápula (antes chamada de omoplata) e o úmero que formam a Cintura Escapular. O braço é formado pelo úmero, o antebraço é formado pelo rádio e a ulna (antes chamada de cúbto) que se ligam a mão, que é constituída por três (3) grupos diferentes de ossos que são: o carpo, metacarpo e falanges mais conhecidos como dedos.

  • Membros inferiores – São formados por um par de ossos chamado ilíaco, que juntamente com o sacro, o cóccix e o fêmur formam a cintura pélvica (bacia). Na coxa encontramos o fêmur, em seguida temos a patela (rótula), e na perna temos a tíbia na parte interna e a fíbula (antes conhecida como perônio) na parte externa que se liga ao pé que é formado por três partes distintas o tarso o metatarso e as falanges (dedos).     

Sianto

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS

EPILEPSIA
É uma doença conhecida desde a antiguidade mesmo assim a sua origem ainda é desconhecida. Apesar de ser uma doença incurável a epilepsia pode ser controlada, podendo assim o paciente levar uma vida totalmente normal, e o mais importante é que geralmente os filhos de epilépticos não sofrem da doença.
A epilepsia tem diversas formas de manifestação desde a crise de ausência ate as crises convulsivas.
Epilepsia é uma doença que causa diversos distúrbios do sistema nervoso central, nos quais as células (neurônios) descarregam impulsos elétricos anormais.
Existem epiléticos que ao ter uma crise ficam parados por um período de tempo e após alguns segundos ou minutos e retornam como se nada tivesse ocorrido, enquanto outros caem ou até mesmo se deitam antes de começar a ter a crise, pois já sabem que vão dar inicio a uma crise.
Os três (3) tipos mais conhecidos de epilepsia são, Epilepsia essencial (chamada por leigos de Grande Mal), Forma benigna (Pequeno Mal) e Epilepsia Bravais-Jacksoniana.   

Sintomas
·         Calafrio;
·         Dor de cabeça (cefaléia);
·         Pontos de luz na visão
·         Frio
·         Dificuldade para falar
·         Busca de lugar isolado;
·         Perda da consciência;
·         Crises convulsivas;
·         Crises de ausência;
·         Crises de agressividade;
·         Comportamento anormal.
CONVULSÃO

Não é uma reação especifica da epilepsia, qualquer pessoa esta sujeito a ter uma, pois existem inúmeros fatores que podem levar uma pessoa normal ater uma convulsão  
É um problema especificamente do sistema nervoso central, aonde as suas próprias células descarregam uma grande quantidade de impulsos elétricos (energia) desordenados causando as crises convulsivas, não existido um tempo específico de duração. a crise que se mostra mais intensa fazendo com que a vítima tenha fortes movimentos musculares involuntários, salivação abundante, ruídos ao respirar e até mesmo urinar e defecar de forma involuntária.



Sintomas

·         Dificuldades para falar;
·         Palidez e possivelmente perda temporária da respiração;
·         Tonteira; 
·         Inconsciência e consequente queda;
·         Contrações musculares;
·         Dentes cerrados;
·         Salivação e possível perda do controle dos esfíncteres;
·         Após a convulsão a vítima dorme profundamente.


Procedimento único
    
·         Não deixar que a vítima fique batendo com a cabeça no chão, protegendo-a colocando as suas mãos por baixo da cabeça sem prendê-la;
·         Não tentar abrir a boca da vítima;
·         Deixar a vítima se debater não prendendo o seu corpo deixando que a mesma se movimente à-vontade;
·         Acionar o socorro de urgência;
·         Afastar todo tipo de material que possa estar próximo a vítima e que possa machucá-la;
·          Afastar a vítima de lugares perigosos (fogo, piscina, objetos cortantes, etc.);
·         Retirar objetos pessoais como: óculos, gargantilha, etc.;
·         Observar a pulsação e a respiração durante e após a crise;
·         Não jogar água ou oferecer algo para a vítima cheirar durante a crise;
·         Após a crise colocar a vítima na posição lateral de segurança;;
·         Proteger não só a vítima num todo como em especial a sua cabeça;
·         Manter os curiosos afastados;
·         Não oferecer nada para a vítima beber.
·         Monitorar a vítima até a chegada do socorro de urgência.


Obs. Em alguns casos a vítima pode apresentar sangue na saliva, isso significa que a lateral da língua ou aparte interna da bochecha foi mordida e não há riscos de morte para a vítima.


HISTERIA

É uma forma de neurose e/ou perturbação psiconeurótica que se caracteriza por manifestação intensa de exteriorização de suas crises e intenso emocionalismo com várias alterações psíquicas e físicas como desmaios fictícios, dores, paralisia, angustia intensa, perda súbita dos sentidos provocados por estados emocionais intensos que não permite a vítima ficar em pé. É causado por um estado de superexcitação nervosa, traumática ou forte contrariedade moral.

Sintomas

·         Respiração acelerada, ofegante ou normal;
·         Pulsação normal;
·         Soluços, gritos estridentes ou risos;
·         Aparência de medo;
·         A vítima tem total preocupação com a sua integridade física;
·         A vítima tem o cuidado de observar tudo e todos que estão a sua volta.



Procedimentos
·         Afastar a vítima dos locais tumultuados ou de locais aonde tenha pessoas olhando;
·         Levar a vítima para locais isolados;
·         Explicar a vítima que o seu problema não é grave;
·         Passar calma e tranquilidade para a vítima falando que todo o problema foi solucionado;
·         Agir com naturalidade não demonstrando preocupação ao efetuar o atendimento;
·         Afrouxar as roupas que possam estar apertadas.

PERTUBAÇÃO MENTAL
As pessoas que sofrem de perturbação mental são aquelas que não conseguem controlar o seu comportamento agindo totalmente fora da razão ou quando os conflitos internos ocasionam temor, insegurança e ansiedade em graus intoleráveis para ele, os mesmos se tornam piores quando se juntam com outros tipos de sentimentos já existentes.
Sintomas
·         A vítima se mostra visivelmente desorientada;
·         Age de maneira agressiva, muito calma ou até mesmo se mostrando um doutor;
·         A vítima de problemas mentais na maior parte das vezes não tem discernimento do bom ou do ruim, do que tem valor e o que não tem valor;

Procedimentos

·         Manter a calma e passar calma e tranquilidade para a vítima;
·         Se for necessário dê atenção, conversando, mas não discordando da vítima;
·          Acione o socorro de urgência sem que a vítima perceba;
·         Caso seja possível procure saber sobre os seus familiares, ou amigos;
·          Trate-a com respeito, seja qual for a reação dela, mesmo que seja hostil;
·         Desvie a atenção dela de tudo que ofereça perigo;
·         Tenha paciência, seja amável e inspire-lhe confiança;
·         De forma gentil e amável mostre-se firme em suas decisões;
·         Apenas use a força física caso a vítima esteja colocando a sua vida em risco ou a vida de terceiros.
·         De atenção conversando e ouvindo a vítima até a chegada do socorro.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS EM AFOGAMENTO

AFOGAMENTO


Definição
Na maior parte dos casos de afogamento ocorrem quando a vítima fica nervosa e entra em pânico dentro da água, logo em seguida ao ingerir e aspirar certa quantidade de água não mais conseguir respirar (asfixia).
Algumas vítimas de afogamento de I e II grau podem, após o salvamento, parecerem tranqüilas e demonstrando um comportamento passivo, mais em grande parte dos casos, alguns minutos após a vítima fica com as extremidades roxas (cianóticas) sensação de tonteira, moleza perdendo a consciência.


GRAU  I
A vítima fica nervosa e entra em pânico dentro d’água, ao achar que vai se afogar mesmo estando em um local que não apresenta risco.
 A vítima não chega e aspirar água, mais o seu estado de nervo faz com que ela aja de forma desorientada, voltando ao estado normal após ser acalmada e aquecida.

Principais Sinais
o   Lucidez acompanhada de medo e nervosismo
o   Taquicardia e taquipnéia (aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos);
o   Tosse seca constante;
o   Falta de ar.

GRAU  II
Alguns sinais de agressão orgânica são notados, e por vezes há repercussão no aparelho cardiorrespiratório. A vítima encontra-se consciente.

Principais Sinais
o   Lucidez acompanhada de nervosismo e agitação;
o   Aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos;
o   Não há grande dificuldade para respirar;
o   Tosse seca e vômito;
o   Pequena quantidade de espuma na boca e no nariz;


GRAU  III
O afogado encontra-se em situação delicada;

Principais Sinais
o   Vítima muito agitada e nervosa;
o   Dificuldade respiratória por deficiência de oxigênio;
o   Freqüência respiratória e cardíaca muito elevada;
o   Roxidão (cianose);
o   Tosse acompanhada de espuma.


GRAU  IV
O afogado encontra-se em situação delicada correndo risco de morte;

Principais Sinais
o      Falta de oxigênio;
o      Roxidão (cianose);
o      Ausência de pulso periférico palpável;
o      Secreção nasal e bucal.


GRAU  V
O afogado necessita de atenção redobrada;

Principais Sinais
o   Parada respiratória;
o   Presença de pulso carotídeo.


GRAU  VI
O afogado já tem a morte clínica, imediatamente inicia-se a RCP;

Principal Sinal
o   Parada cardiorrespiratória (PCR).



  Procedimentos a serem utilizados nos casos de afogamento

o   Solicitar apoio qualificado (192-193-153)
o   Deitar a vítima com a barriga para cima e com a cabeça mais baixa que o resto do corpo;
o   Checar o nível de consciência da vítima (efetuando perguntas ou utilizando o toque);
o   Caso esteja consciente acalme-a;
o   Retire qualquer objeto que possa estar obstruindo as via aéreas;
o   Por a vítima em posição lateral de segurança (se a mesma vomitar);
o   Manter a vítima aquecida;
o   Efetuar a respiração artificial caso a vítima perca os movimentos respiratórios normais;
o   Só após constatar a parada cardio respiratória efetuar a RCP;
o   Ao ajudar uma vítima de afogamento, independente se é do grau l ou grau Vl, a calma e a sua proteção é primordial neste momento.


OBS. Na maioria dos casos algumas vítimas apresentam o estomago cheio de água o que dificulta os movimentos respiratórios.